Post Aleatorio
Dicas

Panetone caseiro de chocolate

Se há algo mais gostoso que um panetone tradicional, só pode ser um chocotone caseiro! Se você nunca preparou panetone em casa, o TudoReceitas.com ensina-lhe como fazer. Não resista a este panetone caseiro de chocolate, com recheio incluído, e coloque mãos ao trabalho para surpreender todos neste Natal (incluindo você mesmo)!

 

Ingredientes:

Para a esponja:

Para a massa:

Para o recheio e cobertura de trufa:

Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para preparar este chocotone caseiro passo a passo, comece por fazer a esponja, que é essencial para obter a massa característica deste bolo. Para isso coloque em um recipiente os ingredientes respetivos, misture bem, cubra com um pano e deixe repousar por 10 minutos, ou até borbulhar.

2

Após o tempo indicado, acrescente à esponja o açúcar e as gemas, mexendo com uma colher de pau ou espátula. Incorpore também a manteiga, o sal, a essência de panetone e a água, sempre mexendo em cada adição, de forma a obter um creme homogêneo.

3

Por último adicione a farinha, aos poucos, até dar ponto de massa consistente que desgruda do dedo. Cubra com um pano e deixe a massa do panetone caseiro descansar por 45 minutos, ou até dobrar de tamanho.

4

 

Em seguida transfira a massa para uma superfície bem enfarinhada, adicione as gotas de chocolate e sove bem, para obter uma massa lisa e firme.

5

 

Corte em duas metades, depois corte essas metades em dois e coloque nas forminhas de panetone untadas (ao todo você terá 4 panetones). Deixe crescer por 20 minutos.

6

Leve os panetones caseiros de chocolate a assar no forno preaquecido a 180ºC por 30-40 minutos, ou até dourar.

7

Retire, deixe esfriar e prepare o recheio: pique os chocolates e derreta ambos em banho-maria, mexendo de vez em quando. Acrescente o creme de leite, misture bem e incorpore o conhaque. Deixe esfriar.

8

Quando os panetones estiverem esfriados, com a ajuda de uma faca de serra corte um círculo no centro do bolinho, sem furar o fundo, e retire o miolo. Recheie somente com a trufa de chocolate preparada no passo anterior, ou alterne camadas de trufa e milo.

9

Tampe a abertura do chocotone e cubra com a restante trufa. Finalmente decore seu panetone caseiro trufado com granulado de chocolate, e sirva como presente ou sobremesa de Natal. Bom apetite!

 

Aproveita e compartilha com amigos e familiares nesse botão abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *