Tem insonia na menopausa?

A falta de sono é uma reclamação comum entre as mulheres que estão passando pelo climatério.

Saiba o que a insônia pode causar e como fugir dela.

Uma das condições que mais aparecem ou se agravam durante o climatério é a insônia. Calcula-se que 60% das mulheres nessa fase chegam a encará-la.

Há vários motivos para isso, a começar pelas mudanças na bioquímica cerebral.

Os fogachos também têm sua parcela de culpa, pois os calorões noturnos seguidos de calafrios não raro atrapalham o sono.

É um efeito dominó que abre caminho ao cansaço, ao desânimo e até ao ganho de peso.

“Acordar cansada e irritada compromete o bom funcionamentos de hormônios como a grelina e a leptina, responsáveis pela fome e pela saciedade”.

O que os especialistas recomendam para driblar a insônia

  • Deitar-se na cama apenas para dormir e evitar usá-la para atividades como ler, comer ou ver televisão;
  • Manter o quarto livre de luzes ou ruídos;
  • Não fazer atividade física intensa muito tarde;
  • Jantar mais cedo e priorizar refeições leves para o corpo não ficar encarregado com uma baita digestão;
  • Maneirar no celular à noite, já que a luz azulada da sua tela atrapalha a produção de melatonina, hormônio que prepara o corpo para o sono.

“Em alguns casos, as terapias de reposição hormonal também ajudam a solucionar os problemas de insônia”.

Lembre-se: se a dificuldade para pegar no sono ou mantê-lo ao longo da madrugada se tornar persistente, converse com o médico.

Há tratamentos especialmente destinados a corrigir a situação.