Post Aleatorio
Dicas

Como combater a azia estomacal

A obesidade pode favorecer a pressão abdominal e o surgimento da acidez. O recomendado é comer devagar, mastigar bem os alimentos e não beber água durante as refeições.

A azia estomacal é algo que praticamente todo indivíduo já sentiu e provavelmente ainda irá sentir algumas vezes na vida.

Ela é caracterizada por uma sensação incômoda de queimação no estômago, que muitas vezes pode até subir para a garganta.

Ela não é uma doença, mas sim um sintoma causado pelo refluxo gastroesofágico, que ocorre quando um anel de músculos presentes no esôfago, que permite que os alimentos passem para o estômago, relaxa em momentos em que não deveria.

Com isso, os ácidos presentes no estômago conseguem subir para o esôfago.

O estômago foi desenhado para lidar com a presença destes ácidos, mas o ESÔFAGO  não, por isso sentimos aquela conhecida e desconfortável sensação de queimação.

É possível ter refluxo sem sentir azia, mas não é possível sentir azia sem que ocorra o refluxo.

Quais são as causas da azia estomacal?

Alguns comportamentos e tipos de alimentos podem contribuir para a ocorrência do refluxo e, consequentemente, da azia. Fique atento às seguintes causas:

  • Fazer refeições com quantidades abundantes de comida
  • Exagerar na quantidade de álcool
  • Manter o ESTÔMAGO VAZIO por muito tempo
  • Fazer refeições com alimentos muito apimentados
  • Ingerir em excesso alimentos ricos em gorduras
  • Fazer uso de alguns medicamentos específicos

Como tratar a azia estomacal naturalmente?

A maioria de nós já passou por algumas destas situações, inclusive mais de uma vez e, portanto, estamos acostumados com os sintomas da azia. Mas como devemos tratá-los?

Há uma infinidade de remédios que podem ser facilmente comprados em qualquer farmácia, mas também existem formas naturais de lidar com a azia e inclusive prevenir que ela ocorra novamente.

Aloe vera

A ALOE VERA  é conhecida por suas propriedades curativas, destinadas principalmente a tratamentos relacionados à pele. Ela costuma ser usada para acalmar e aliviar queimaduras, e pode fazer o mesmo pelo nosso estômago.

Suas propriedades anti-inflamatórias são capazes de reduzir inflamações que possam ocorrer tanto no ESTÔMAGO quanto no esôfago, reduzindo os sintomas da azia.

A recomendação é tomar meia xícara de suco de aloe vera antes das refeições. Mas cuidado com a quantidade, já que, em excesso, ela pode atuar como um laxante.

Chiclete

Além de melhorar o hálito após a refeição, mascar chiclete pode ser uma alternativa interessante para combater a azia.

Ele estimula o fluxo salivar e alivia os sintomas do refluxo gastroesofágico, já que o constante fluxo de saliva impede que os ácidos se acumulem no esôfago.

Opte sempre pela versão sem açúcar.

Bicarbonato de sódio
Um dos antiácidos mais conhecidos e popularmente utilizados, o bicarbonato de sódio neutraliza os ácidos e regula o pH do estômago, ajudando a reduzir a azia estomacal.

O ideal é diluir uma colher de bicarbonato em um copo de água e tomar após as refeições, quando sentir os sintomas de queimação.

Você pode tomar duas colheres de sopa de extrato natural de casca de olmo dissolvida em água após as refeições. Outra opção é ferver uma colher de sopa da sua casca e fazer um chá.

Casca de olmo
Esta planta medicinal é amplamente conhecida e utilizada por suas propriedades anti-inflamatórias.

Ela pode ser uma grande aliada no tratamento da azia, já que é capaz de fortalecer a camada de muco que reveste as paredes do estômago, criando uma barreira mais eficaz contra o ácido.

Mamão papaia

O mamão papaia é um ótimo remédio natural para a azia, principalmente devido às suas propriedades digestivas.

Ele estimula a digestão, contribuindo para prevenir o refluxo gastroesofágico e seus sintomas.

Para a sobremesa, em vez de comer um doce rico em açúcar refinado, aposte no mamão.

Além de ter menos calorias e ser muito mais saudável, a ação da fruta será muito melhor também para cuidar do seu estômago.

Alcaçuz
O alcaçuz, também conhecido como regaliz, é outra planta medicinal que pode aliviar a azia e chegar à fonte do problema.

Ele possui propriedades naturais que são capazes de acalmar o estômago, mantendo a acidez em níveis normais.

Para fazer o chá, é utilizada a raiz de alcaçuz. Basta ferver 10 g em um litro de água por cerca de 10 minutos.

Você pode tomar o chá após as refeições ou ao longo do dia. Outra opção é procurar tabletes de alcaçuz em lojas de produtos naturais e ingeri-los antes das refeições.

FONTE-Melhor com saude

Aproveita e compartilha com amigos e familiares nesse botão abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *