Essa é uma dica rápida e simples para ter um jardim lindo e saudável com fertilizante natural. Esse é um jeito incomum de fertilizar as plantas, mas é eficaz, além de barato. Você vai precisar apenas de 1 ovo. E se quiser (e deve), pode dar uma chance pra banana também.
Quem conhece o básico sobre cultivo de plantas sabe que a condição da terra é muito importante. Muitos compram terra adubada ou fazem uso de fertilizantes comprados. E muita gente conhece os adubos caseiros com casca de ovo triturada.
Mas provavelmente você nunca ouviu falar sobre usar 1 ovo inteiro como fertilizante. Pois é. É diferente, mas bem eficaz e com ação a longo prazo. E o mesmo vale pra banana.
A dica é: coloque por baixo da terra 1 ovo e 1 banana inteiros.
Pegue o seu vaso e encha com uns 5 cm de terra. Coloque o ovo e a banana no meio do vaso. Cubra-os com mais terra. Fácil assim.
Depois é só plantar o que quiser por cima. Se for plantar sementes, siga as instruções de plantio do pacotinho.
Como o ovo e a banana são colocados inteiros, seus nutrientes são liberados por mais tempo, por isso é um adubo de ação duradoura.
E você não precisa fazer isso só em vasos, pode usar em canteiros e no solo direto. Você só vai precisar cavar um pouco pra que o ovo e a banana não fiquem muito perto da superfície, para evitar o mau cheiro do processo de decomposição.
Mas por que usar ovo e banana?
A casca do ovo possui calcário, a clara possui proteínas e a gema possui cálcio. A banana, como a maioria sabe, é uma ótima fonte de potássio.
Cada um desses nutrientes tem uma função como fertilizante e a gente pesquisou um pouquinho sobre eles. Veja só:
Calcário:
Benefícios na aplicação do corretivo de acidez/calcário agrícola: Dependendo do tipo de calcário agrícola, fornece Cálcio e Magnésio para as plantas, neutraliza o Alumínio (tóxico para as plantas), aumenta em tamanho e volume o sistema radicular das plantas, aumenta a eficiência das adubações e aumenta a produtividade das culturas.
Pé de feijão com e sem calcário.
via sindical
Proteína:
Praticamente todas as funções de uma planta são realizadas direta ou indiretamente pelas proteínas, que são componentes básicos das células de uma planta, só para dimensionarmos o tamanho de sua importância. E estas proteínas são formadas por conjuntos de aminoácidos (unidades básicas de uma proteína).
via campos e negócios
Cálcio:
É um dos chamados macronutrientes secundários. Os efeitos indiretos do cálcio são tão importantes quanto o seu papel como nutriente.
O cálcio promove a redução da acidez do solo, melhora o crescimento das raízes, aumento da atividade microbiana, aumento da disponibilidade de molibdênio e de outros nutrientes.
Reduzindo a acidez do solo, diminui a toxidez do alumínio, cobre e manganês.
via agrolink
Potássio:
O potássio é essencial em quase todos os processos necessários para sustentar o crescimento de uma planta e sua reprodução.
Eleva o crescimento das raízes e aprimora a tolerância à seca, constrói celulose e reduz a acomodação.
Ativa pelo menos 60 enzimas relacionadas ao crescimento. Auxilia na fotossíntese e na formação de alimento.
Auxilia no deslocamento de açúcares e amidos e produz grãos ricos em amido.
Eleva o conteúdo proteico das plantas, mantém a turgidez, reduz a perda de água e o murchamento.
Auxilia a retardar a disseminação de doenças da lavoura e nematoides.
Nutrição de safras-foto
Viu só? Essa dica simples pode simplesmente deixar sua horta e jardim fantásticos. Quem diria que 1 banana e 1 ovo trariam tantos benefícios e sem muito trabalho.
E não precisa usar ovos e bananas fresquinhos. Pode usar aquela banana mais madura que não dá vontade de comer e aquele ovo esquecido que já passou da validade. Assim você reaproveita o que iria para o lixo.
Gostou? Compartilhe com seus amigos!
fonte-Dentro da Cartola