Post Aleatorio
Dicas

COMO SUBSTITUIR OVOS NAS RECEITAS: VEJA QUAIS INGREDIENTES USAR

Saiba como substituir ovos nas receitas de maneira simples e práticas: confira no blog do TudoGostoso quais ingredientes usar no lugar deles.

O ovo é um ingrediente usado em diversas receitas e, dependendo da preparação, ele exerce funções diferentes. Seguir uma dieta sem ovos, como a vegana, pode parecer difícil, mas é possível: veja como substituir ovos nas receitas!

 

Como substituir ovos nas receitas: confira essas substituições simples

Purê de banana

Meia banana bem madura e amassada pode equivaler a 1 ovo para umidificar receitas. Mas preste atenção: o gosto dela pode sobressair, mas use isso ao seu favor e dê um gostinho a mais aos  BOLOS E COOKIES !

Purê de maçã e abacate

1/4 de maçã cozida e processada faz o mesmo trabalho umidificante do purê de abóbora e de banana. Como uma maçã inteira equivale a 4 ovos, use em receitas que exigem bastante umidade. Você também pode substituir a maçã por abacate puro.

Chia e linhaça

1 colher (sopa) de chia ou linhaça + 3 colheres (sopa) de água são equivalentes a 1 ovo para dar liga em receitas. É só deixar a mistura de molho por cerca de 15 minutos. Ela vai criar uma espécie de geleia que será o substituto perfeito do ovo.

Farinha de grão-de-bico

1/4 de copo (americano) de farinha de grão-de-bico + 1/4 de copo (americano) de água ou leite é uma ótima opção para dar liga às receitas.

Manteiga de amendoim, caju e amêndoa

3 colheres (sopa) de manteiga de amendoim darão conta de fazer liga e manter a receita úmida. Fique atento à quantidade total de óleo na receita. Como a manteiga de amendoim já é oleosa, considere reduzir a quantidade de óleo indicado nos ingredientes da receita.

Ágar-ágar

Misture 1 colher (sopa) desse pó com 1 colher (sopa) de água para cada ovo que deseja substituir e dê a liga que a receita pede. A mistura não trará outros cheiros à receita.

Gelatina

A mistura de 1 colher (sopa) de gelatina sem sabor com 1 colher (sopa) de água fria, adicionados posteriormente em 2 colheres (sopa) de água fervendo fará o mesmo que o ágar-ágar quando ficar ficar esponjosa. Para mais ovos, continue usando a mesma proporção.

Bicarbonato de sódio com vinagre

Se a finalidade do ovo na receita é dar leveza, simplesmente adicione 1 colher (sopa) de bicarbonato e 1 colher (sopa) para cada ovo necessário.

Refrigerante

Além de fazer bolos crescerem, 1/2 lata de refrigerante pode fazer o mesmo trabalho que 1 ovo e deixar a mistura leve e ajudar no crescimento. 60 g de água gaseificada podem fazer o mesmo.

Iogurte e soro de leite coalhado

1/4 de xícara de iogurte ou leite coalhado (sem aromatizantes ou açúcar, ok?) é um bom substituto de ovo, ideal para massas de bolos.

Extrato de soja

Maionese sem ovos é possível! Bata 2 colheres (sopa) bem cheias de extrato de soja com 200 ml de água e vá adicionando óleo aos poucos até emulsificar. Pronto: maionese!

Araruta

Vendida em farinha, ela é rica em amido e pode substituir um ovo ao misturar 2 colheres (sopa) dela com 3 colheres (sopa) de água.

Leticina de soja

Esse produto já é utilizado pela indústria alimentícia. A finalidade dele é dar consistência, assumindo o trabalho dos ovos com 1 colher (sopa).

Amido de milho, batata e outros

Além desses ingredientes poderem ser utilizados como substitutos do ovo, há também o substituto industrializado desses ingredientes. Cada um possui uma especificidade, mas, em geral, usa-se 2 colheres (sopa) de amido misturadas com 3 colheres (sopa) de água morna para substituir um ovo.

Aquafaba

Sabe o líquido que sobra depois de cozinhar grãos de legumes em lata? Isso é aquafaba! 3 colheres de sopa substituem uma clara de ovo e são ótimas para fazer MOUSSES  E MERENGUES

Às vezes, os ovos não são uma parte essencial da receita, mas fazem diferença no resultado final. Para dar aquele leve sabor de ovos à receita, use sal negro. Por ter origem vulcânica, ele tem um pouco de sabor e cheiro de enxofre, que lembra um sabor de ovo. Para empanar, é só substituir os ovos por água. Ela vai fazer a farinha grudar e o resultado será bem parecido com a receita original.

fonte-Tudo Gostoso

 

Aproveita e compartilha com amigos e familiares nesse botão abaixo

Ver Disponibilidade de estoque - Par Meia Palmilha Silicone Gel Protecao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *