Post Aleatorio
Dicas Receitas

Manteiga de amendoim caseira: Como fazer

Você sabe como fazer manteiga de amendoim caseira? Nesse artigo você aprende como preparar esse creme e as melhores formas de uso e combinações. Veja também quais são os benefícios desse alimento. Confira a seguir!

Se você é curioso ou gosta de ler sobre os benefícios de certos ingredientes, certamente já deve ter ouvido falar na manteiga de amendoim, certo? Nesse artigo preparado pelo Remédio Caseiro você vai ter oportunidade de aprender um pouco mais sobre esse ingrediente.

Porém, antes de incluí-lo no seu cardápio diário, a dica é procurar orientação médica, já que, dependendo da sua condição ou objetivo que se quer alcançar, existem certas recomendações em relação a quantidade de consumo e melhor horário.

Como fazer o creme de amendoim?

A manteiga de amendoim, ou creme de amendoim como também é conhecido, é consumido com maior intensidade na América do Norte. Por lá, esse ingrediente está presente em muitas das residências, acompanhando lanches e até refeições.

É bom destacar o custo-benefício da manteiga de amendoim preparada em casa. Isso acaba deixando o ingrediente ainda mais saudável, pois não inclui certos conservantes.


Por ser caseira, essa manteiga de amendoim fica livre de conservantes (Foto: depositphotos)

Agora, veja o passo a passo para preparar a manteiga de amendoim caseira:

Na lista de materiais você vai precisar de 2 xícaras de amendoim sem casca, 1 colher (de sopa) de óleo vegetal, 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo e ½ colher (de café) de sal. Bata tudo no processador até formar uma pasta.

Uma dica é substituir as duas xícaras de amendoim sem casca pela mesma quantidade de farinha de amendoim. É bom ressaltar que a textura da manteiga de amendoim caseira fica menos cremosa do que as versões industrializadas.

Quanto tempo dura a manteiga de amendoim? No que diz respeito à conservação da pasta de amendoim caseira, ela vai durar bem menos do que a encontrada no supermercado. Isso se deve ao fato dela não conter aditivos químicos que ajudam no processo.

Acondicionando o ingrediente em um recipiente de vidro com tampa, na geladeira, ele pode durar até um mês. Já para conservar fora da geladeira, dependendo das condições climáticas, a pasta de amendoim chega a durar duas semanas.

Veja também: Óleo de amendoim é mais saudável que muitos óleos

Qual a diferença entre pasta de amendoim e manteiga de amendoim? Pode não parecer, mas entre a pasta e a manteiga de amendoim existem muitas diferenças. A principal delas é que, na pasta de amendoim, o açúcar é um ingrediente presente. Já na manteiga, ela é feita com óleo vegetal.

Tanto a pasta de amendoim quanto a manteiga são ricas em antioxidantes e fonte de energia. Por esse motivo são produtos presentes na dieta dos adeptos a prática de exercícios físicos

.

Ainda em relação a diferença entre os produtos, no que diz respeitos à saúde, ambos podem apresentar variações. A partir de agora, veja mais detalhes sobre os dois produtos e veja qual deles se encaixa melhor com a sua necessidade:

Pasta de amendoim
Apesar de ter fama de saudável, o consumo da pasta de amendoim não deve ser superior a duas colheres (de sopa) por dia. Isso se deve a presença de açúcar na sua concepção, o que pode interferir nos níveis sanguíneos.

No que diz respeito aos benefícios, a pasta de amendoim consegue interferir positivamente na diminuição do colesterol “ruim” (LDL), além do mais, ela auxilia na regulação do colesterol total.

Manteiga de amendoim
Esse ingrediente é bastante conhecido por quem busca um estilo de vida mais saudável, ainda mais quando se refere a manteiga de amendoim preparada em casa, já que fica livre dos conservantes.

A manteiga de amendoim ajuda a melhorar a circulação sanguínea, previne contra o aparecimento de problemas cardiovasculares, evita alguns tipos de câncer e controla o açúcar no sangue.

Como fazer a pasta amendoim
Para preparar a pasta de amendoim você vai precisar de 2 xícaras de amendoim sem casca, 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo e ½ colher (de café) de sal. O primeiro passo é aquecer o amendoim para que o óleo seja liberado mais facilmente.

Pegue um processador de alimentos e jogue o amendoim aquecido. Bata tudo até formar uma pasta. Logo em seguida, adicione os demais ingredientes e volte a bater. Depois é só colocar a pasta em um recipiente de vidro com tampa.

Os benefícios da manteiga de amendoim

O AMENDOIM é uma leguminosa que está presente no dia a dia das pessoas. Sobretudo pelas suas características nutricionais, o grão é classificado como castanha, inclusive por alguns estudos publicados.

No que diz respeito aos benefícios, a manteiga de amendoim apresenta muitos. Tudo isso é possível pela presença de proteínas, ácidos gordos monoinsaturados, ácido fólico, niacina, ácido pantotênica, piridoxina, riboflavina e tiamina.

Já em relação as vitaminas e sais minerais, também é possível encontrar no alimento. No que diz respeito às vitaminas, a manteiga de amendoim possui A, C e E. Quanto aos sais, sódio, magnésio, cálcio, manganês, fósforo, selênio, cobre, ferro e zinco fazem parte da sua composição.Veja também:  Chá de amendoim é uma boa pedida para o São João

Depois deve breve relato sobre a composição da manteiga de amendoim, agora chegou a hora de conhecer todos os benefícios que estão vinculados ao consumo desse alimento:

  • Fortalece o metabolismo
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Ajuda na construção muscular
  • Reduz os níveis de colesterol
  • Faz bem ao coração
  • Previne a diabetes tipo 2
  • Faz bem a pele
  • Possui propriedades anticancerígenas
  • Fortalece os ossos
  • Auxilia nas dietas de emagrecimento

Depois de ter conhecimento sobre as principais propriedades da manteiga de amendoim, agora chegou a hora de se aprofundar um pouco mais sobre cada uma delas. Fique atento!

Fortalece o metabolismo

Presente na composição da manteiga do amendoim, a niacina é uma substância que favorece as atividades metabólicas do corpo. Sendo assim, ela induz que o seu funcionamento esteja dentro da normalidade.

Além do mais, a presença de vitamina B3 e manganês, também auxilia no mesmo papel.

Melhora a circulação sanguínea

Devido a grande quantidade de sais minerais, a manteiga de amendoim é uma ótima opção para promover a circulação sanguínea saudável.

Ajuda na construção muscular

Certamente você já deve ter percebido que as pessoas que realizam atividades físicas regularmente consomem creme de amendoim com certa frequência. Isso se deve ao fato do ingrediente ajudar na reconstrução da fibra muscular.

Reduz os níveis de colesterol

Esse ingrediente é cheio de gorduras que fazem bem ao funcionamento do corpo, como as poli-insaturadas e monoinsaturadas. Elas atuam de forma a reduzir os níveis de mau colesterol.

Faz bem ao coração

Formada por gorduras insaturadas, também conhecidas por ser aquelas que desempenham papel benéfico no organismo, a manteiga de amendoim também tem a capacidade de proteger o coração, evitando a incidência de doenças na região.

Previne a diabetes tipo 2

A julgar pela quantidade de proteínas existentes na composição do creme de amendoim, além das gorduras insaturadas, pode-se ter ideia do quão beneficia ela pode ser para a prevenção do diabetes.

Isso acontece porque, juntas, essas duas substâncias melhoram a sensibilidade à insulina.

Faz bem a pele

Devido a presença da vitamina B12, a manteiga de amendoim faz com que a pele mantenha a aparência de saudável por mais tempo. Além disso, a vitamina B2, também presente no ingrediente, ajuda a tratar outros problemas relacionados a ela. Entre os principais, destaque para erupção cutânea, rosácea e pústulas.Veja também:  Como fazer chá de amendoim

Possui propriedades anticancerígenas

A presença de uma substância conhecida por B-sitosterol agrega a manteiga de amendoim a capacidade de prevenir certos tipos de câncer. Entre eles, o de cólon, próstata e mama.

Fortalece os ossos

A manteiga de amendoim possui minerais importantes, como cálcio e magnésio, que ajudam a manter a saúde dos ossos. Dessa forma, ela atua no seu crescimento e desenvolvimento, evitando o aparecimento de doenças mais graves, como a osteoporose.

Auxilia nas dietas de emagrecimento

Quando consumida de forma moderada e dentro de uma orientação médica nutricional, a manteiga de amendoim auxilia nas dietas de emagrecimento. Por ser rica em fibras, ela diminui o desejo pelo consumo de alimentos pouco nutritivos.

De acordo com a nutricionista Andrezza Botelho, o amendoim é um ótimo alimento para a saúde, mas deve ser consumido com moderação. “Cerca de 60 gramas, o equivalente a três colheres (de sopa), têm 340 calorias”, informa.

Manteiga de amendoim é doce ou salgada?

Esse alimento pode ser doce ou salgado, dependendo da forma como é preparado. Como foi sugerido aqui mesmo no artigo, a manteiga de amendoim pode ser preparada com a adição de açúcar mascavo ou sem ele.

Quando preparado sem esse ingrediente, pode ser incrementado com temperos aromáticos e outras ervas para ser consumido salgado. Vale lembrar que o ingrediente não vai fazer nenhum mal, pelo contrário, pode até tornar-se mais saudável.

Veja agora uma sugestão para preparar a manteiga de amendoim salgada.

A manteiga de amendoim consegue reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom (Foto: depositphotos)

Manteiga de amendoim salgada

Para preparar essa variedade da manteiga de amendoim, basta separar 2 xícaras de amendoim torrado e descascado, 1 colher (de sopa) de sal rosa e temperos da sua preferência (noz moscada, salsinha, gengibre em pó, entre outros).

Aqueça um pouco o amendoim para facilitar a liberação do óleo natural do ingrediente. Logo em seguida, coloque-o no processador de alimentos e bata até formar uma pasta consistente. Acrescente o sal e os temperos de sua preferência. Bata novamente. Ao fim, acondicione em um recipiente com tampa.

Como incluir a manteiga de amendoim na sua dieta

Depois de conhecer todas as propriedades da manteiga de amendoim, certamente você deve ter ficado mais que interessado em incluir o produto no seu cardápio diário, certo? Pois bem, antes disso, a dica é procurar um nutricionista.

Esse profissional vai ajudar a encaixar o produto na sua dieta a fim de proporcionar todos os ganhos que ele pode oferecer para a sua saúde. Na dúvida em relação aos benefícios e formas de preparar o creme, não hesite em consultar o artigo novamente.

fonte-Remédio caseiro

Aproveita e compartilha com amigos e familiares nesse botão abaixo

Ver Disponibilidade de estoque - Par Meia Palmilha Silicone Gel Protecao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *