Apesar de não ser uma carne nobre, os pratos com porco costumam ser os mais requisitados da mesa. Mas, muitas pessoas têm dúvidas de como preparar essa maravilha. Então, seguem algumas dicas sobre a carne de porco, desde a escolha da carne até a finalização. Confira!
4 dicas para não errar no preparo da carne de porco
COMO COMPRAR:
No açougue ou supermercado, sempre escolha a carne rosada e úmida e evite se a carne estiver molhada ou oleosa. A gordura deve ser firme e branca. Os ossos podem apresentar tonalidade levemente azulada. As juntas de qualquer corte devem ser vermelhas e esponjosas.
Quanto mais brancas forem as extremidades, mais velho é o animal, evite. O presunto, feito da perna traseira do porco, deve ter gordura cor de creme e carne rosa-escuro. A carne de porco tem um perfil de gorduras e calorias melhor do que a bovina. Então, prefira cortes como lombo, pernil e paleta.
2. ARMAZENAMENTO
Na geladeira, a carne fresca dura de dois a três dias. A cozida dura de quatro a cinco dias e o presunto até dez dias. A carne fresca também pode ser congelada, bem embalada, por até seis meses. Para descongelar, coloque em um recipiente e deixe na geladeira por cinco horas.
3. TEMPERO
Primeiro seque a carne com um papel-toalha e salgue por todos os lados. Para a marinada, você pode colocar sal, alho, cebola, cheiro-verde, suco de limão ou laranja, vinho branco seco, azeite, pimentas vermelhas picadas e alecrim, e massagear a carne.
A marinada é uma das maneiras mais comuns de temperar um pernil. Além de dar sabor, ajuda a amaciar as fibras da carne. O ideal é deixar o pernil de molho na marinada, dentro da geladeira, em um recipiente coberto, de um dia para o outro.
4. COZIMENTO
É verdade que a carne de porco pode abrigar parasitas que causam verminose. Por isso, a carne deve ser muito bem cozida e bem-passada, atingindo uma temperatura média interna de 80ºC. Um pernil cru pesa entre 8 e 12kg e serve dez pessoas. Já a paleta pesa entre 4 e 5kg e serve até seis pessoas. A carne leva cerca de uma hora por quilo para assar, então é necessário começar várias horas antes de servir.
fonte-Guia da cozinha