Os meus amigos estão sempre a dizer-me para pegar neste tipo de cortes de carne e fazer mais do que simplesmente um bife na frigideira, ou seja, tornar o corriqueiro em algo diferente.
video da receita:
Escolhi bifes da vazia porque são tenros e mais saborosos, mas podem optar por bifes do lombo. O preço é que… enfim. Há outros cortes que também são tenros e mais baratos. Um talhante de confiança saberá dar-vos o melhor bife ao melhor preço.
Mas já chega de falar dos bifes porque vocês não imaginam como ficam as batatas… e têm de ser destas brancas, novas, bem rijinhas e cortadas em gomos, ao alto, com pele.
Vão mesmo ter de fazer porque não encontro adjectivo à altura, além de magníficas, maravilhosas, super saborosas… pronto, não há palavras, só provando.
Têm a vantagem de ser feitas na frigideira onde ganham uma belíssima cor dourada – siiimmm o El Dorado das batatas existe – e não servem apenas para acompanhar bifes, servem para tudo, até para não acompanhar nada. Eu com estas batatas faço uma refeição. O difícil é parar.
Os espargos equilibram o conjunto, tanto no sabor como na cor, e fazem um prato lindo, não acham?
Uma bem grande e linda, de ferro fundido, é perfeita para levar à mesa. Os olhos até se arregalam quando a virem entrar.
O ideal é fazer primeiro as batatas e quando estiverem praticamente prontas tratamos do resto.
Depois damos uma fritura nos bifes em lume bem alto – eu gosto deles para o mal passado, por isso tem de ser rápido – ao calor para que a manteiga de ervas possa começar a derreter sobre eles.
E pronto, é só isto. Nada complicado, mas com imenso sabor para que os bifes não sejam apenas vulgares bifes e sejam um prato daqueles de babar.
A propósito…
Já vos falei das batatas?
Ingredientes
400g de bifes de contra-filé fatiados
400g de batatas bolinhas cortadas em quatro
1 colher de sopa de azeite
1 taça de vinho tinto
3 colheres de sopa de manteiga
5 dentes de alho picadinhos
1 colher de chá de tomilho fresco picadinho
1 raminho de salsinha e cebolinha fresco
1 colher de sopa de salsa fresca picada
Sal e pimenta (moída na hora) a gosto
Pimenta rosa (moída na hora) ou pimenta calabresa em flocos a gosto (opcional)
Para Marinar:
1/3 xícara de vinho tinto
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho de pimenta
Pimenta (moída na hora) a gosto
Modo de Preparo do Bife de Frigideira na Manteiga de Alho com Batatas
Em uma tigela grande, misture as tiras do bife com o molho de soja, azeite, pimenta moída e molho de pimenta. Reserve e deixe marinar enquanto cozinha as batatas.
Em uma frigideira grande, no fogo médio/alto, misture 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de manteiga.
Quando a manteiga derreter, adicione as batatas. Cozinhe por cerca de 4 minutos, mexa e cozinhe por mais 5 minutos até as batatas dourarem e ficarem macias. Transfira para um prato e reserve.
Mantenha a mesma frigideira em fogo médio e adicione as 2 colheres de sopa restantes da manteiga, o alho, a pimenta (ou flocos da pimenta calabresa) e as ervas frescas.
Coloque as tiras de carne em camadas na frigideira, mantendo a marinada escorrida para mais tarde. Cozinhe cada lado do bife por 1 minuto cada, até dourar bem. Ajuste o tempo dependendo de como você gosta do seu bife.
Antes de terminar o bife, você poder mexer a marinada reservada, se desejar, e cozinhar por um minuto. Adicione as batatas de volta à panela e aqueça. Tempere com sal e pimenta.
Retire do fogo e sirva imediatamente, decorado com mais pimenta picada, ervas frescas e uma pitada de queijo parmesão ralado sobre as batatas.(opcional)