Banana frita é um acompanhamento famoso e tradicional brasileiro. Essa maravilha acompanha refeições como feijoada e churrasco, e ainda tem aparência e gosto deliciosos. Confira três formas diferentes de como fazer banana frita pouco gordurosa para você usar e abusar desta receita na sua casa.
Mas lembre-se de se controlar diante dessa iguaria, pois acompanha uma quantidade considerável de óleo e AÇUCAR de qualquer forma, certo?
Como fazer banana frita tradicional
Primeiro, veja abaixo como fazer banana frita e deixá-la crocante e deliciosa!
Ingredientes
- Banana-da-terra: 2 (preferencialmente bem maduras);
- Óleo: ½ xícara de óleo comum;
- Açúcar: 1 colher de sopa ou a gosto (para polvilhar);
- Canela: 1 colher de chá ou a gosto (para polvilhar).
Modo de preparo
1. Descasque as bananas;
2. Corte as bananas verticalmente em 3 a 4 fatias;
- Em uma panela ou frigideira adicione o óleo e deixe-o aquecer por 1 minutos;
- Quando aquecido, adicione as fatias de banana frite-as dos dois lados até que ambos fiquem douradinhos;
- Retire-as da panela e deixe descansar sobre um prato com papel toalha, para um pouco do excesso de óleo;
- Polvilhe o açúcar e a canela a gosto e sirva.
Como fazer banana frita pouco gordurosa?
Existem três processos parecidos para fazer banana frita pouco gordurosa e mais saudável. O segredo está é nos ingredientes utilizados. Por isso, veja as dicas abaixo:
A primeira forma é simplesmente reduzir a quantidade de óleo, ou manteiga, a ser utilizado. Apesar de o ideal, na receita tradicional, é que o óleo cubra metade do volume da fatia de banana, você pode também utilizar apenas 1 ou 2 colheres de sopa de óleo e dedicar um pouquinho mais do tempo de preparo para mexer as fatias frequentemente e, assim, garantir que dourem bem sem deixar com que o óleo passe do ponto e queime-as;
A segunda forma de fazer banana frita pouco gordurosa também é muito conhecida. A dica é passar as fatias de banana por um pouco de farinha de trigo antes de seguir a receita tradicional. Elas ficam sequinhas e douradinhas;
E a última, mas não menos importante, não leva nem um pinguinho de óleo. Isso mesmo. Basta utilizar uma panela antiaderente boa e adicionar água aos poucos durante o processo, mexendo as fatias de banana repetidamente até que dourem dos dois lados.